CNH digital passa a valer a partir de fevereiro de 2018

Essa novidade vai deixar muitos motoristas felizes, principalmente os mais jovens que já tem o hábito de serem digitais.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou na última terça-feira, dia 25 de julho, a Carteira de Habilitação Eletrônica, que será uma opção para os motoristas que preferem não portar o documento físico ou simplesmente se esqueceram dele.

A nova medida passa a vigorar em fevereiro de 2018, onde a CNH poderá ser apresentada por meio de um aplicativo para smartphones. O novo documento será identificado pela leitura do QRCode, que nada mais é do que um código de barras bidimensional que pode ser escaneado. Também haverá a possibilidade de ter um certificado digital. Vale ressaltar que a nova carteira terá a mesma validade do documento impresso, que continuará a ser emitido normalmente, então saiba que você não é obrigado a ter esse documento digital.

Caso queira, basta se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com um certificado digital. Para que isso seja possível, o acesso deve ser efetuado por um dispositivo que permita o uso desse certificado. Caso você não consiga, será possível fazer pelo seu e-mail ou no balcão do próprio Detran.

Fonte: Minuto do seguro

Comentários