Dicas para evitar problemas comuns no carro

Sabe qual é o melhor jeito de evitar problemas com o veículo? Se prevenindo! É por isso que você deve sempre contratar um seguro para o seu carro.

E é por esse mesmo motivo que não pode se esquecer da manutenção preventiva do seu veículo.

Aqui vão 3 dicas de como evitar problemas comuns no seu carro:

Pneus

Problemas de tração, aderência e estabilidade podem ser causados por pneus desgastados ou murchos.

Deixar para trocá-los apenas quando estiverem carecas é muito perigoso, pois pneus lisos possuem uma capacidade de frenagem reduzida e alto risco de deslocamento em curvas e aquaplanagem – se o seu carro desliza com facilidade, você pode perder o controle do veículo e causar um acidente.

Por isso, assim que os pneus apresentarem marcas de desgaste, mesmo que em apenas um ponto, faça a troca.

Também é importante manter seu jogo de pneus calibrado, pois um pneu murcho tem uma resistência maior ao rolamento das rodas, o que deixa o carro mais pesado e aumenta seu consumo de combustível.

Dica extra: faça o rodízio de pneus, já que essa técnica pode aumentar bastante a durabilidade dos itens. É recomendável que o rodízio seja feito, em média, a cada 5 mil km para uniformizar o desgaste nas superfícies.

Freios

Os freios são um dos itens mais importantes do veículo, pois garantem a segurança do motorista e seus passageiros – ou seja, não dá para descuidar!

A manutenção preventiva do sistema de freios, além de evitar acidentes, ainda é a melhor opção para o seu bolso: pode custar em média 3 vezes menos do que uma corretiva. Se o seu freio for ABS, o custo para reparo ou troca depois de danificado pode ser ainda maior.

Se perceber qualquer alteração no funcionamento dos freios, leve seu veículo em um mecânico de confiança para que ele possa conferir a regulagem do freio de mão, desgaste de pastilhas e substituir o fluido, se necessário.

Motor

Não deixe para checar aquele barulhinho só quando ele virar um problemão! Assim como os freios, quanto mais tempo você demorar para ir à oficina, mais caro o serviço vai ficar.

Procure trocar o óleo a cada 6-9 meses, abasteça com combustíveis de boa qualidade e não ignore ruídos anormais, falhas de funcionamento ou consumo excessivo de gasolina/álcool.

A manutenção preventiva é boa para o seu carro e para você, que não terá tantas dores de cabeça com o veículo. Mas se um imprevisto acontecer, nada de se estressar: é só acionar seu Seguro Auto.

Fonte: Sompo Seguros

Comentários